Descartar entulho de obra em terrenos ou ruas é contra a lei.
Diante disso, cabe aos condomínios que não armazenam corretamente os resíduos se ater à essa questão. Existem muitos condomínios residenciais e comerciais que já possuem abrigos para armazenar os lixos e resíduos temporários, porém devem atender a regularização municipal.
Em alguns condomínios esses espaços são reservados na parte interna ou externa e não é raro encontrar esses ambientes desorganizados, com lixos depositados fora dos contêineres, misturados, sem contar com riscos de atrair animais nocivos, contaminação e cheiro desagradável.
Engana-se quem atribui a coleta e organização somente aos zeladores e ao departamento de limpeza, esse processo se inicia dentro de casa ou sala comercial com a separação adequada desse material. Manter o local onde é depositado o lixo organizado e limpo requer bom senso, não jogando lixo de forma irregular e respeitando o trabalho dos coletores e das pessoas que circulam nas proximidades.
Não faltam medidas a serem tomadas para deixar seu condomínio um local organizado, higiênico e prazeroso. O espaço que vivemos e trabalhamos devem ser reflexo de como gostaríamos de viver.
Nos condomínios é possível adquirir contêineres de plástico para acondicionar resíduos de plástico, materiais recicláveis e resíduos orgânicos, facilitando o trabalho dos moradores, funcionários e dos coletores, além de trazer mais organização, higiene e segurança.
Para adquirir esse sistema de contêiner, o síndico deve entrar em contato com a empresa responsável fazendo a solicitação e assinar um termo de responsabilidade pela conservação.
Fonte: Sindicond