Os condomínios residenciais podem fazer a diferença nos bairros e municípios, somando forças e unindo moradores para impedir maiores danos e degradações ao meio ambiente. O espaço em que vivemos é símbolo da forma com que tratamos a natureza e representa o legado que pretendemos deixar às futuras gerações.
Adotar medidas mais sustentáveis e deixar o seu condomínio mais verde depende de algumas simples atitudes e da união de todos os colaboradores. Essa iniciativa pode partir do síndico ou de qualquer condômino.
Uma ideia bem simples é divulgar em circulares, correspondências ou locais de comunicação interna e quadro de avisos, algumas reportagens, recortes de jornais, artigos e outros materiais sobre como é importante adotar medidas mais sustentáveis. O elevador, por exemplo, é uma área de grande circulação. Escolha a mensagem certa e converse com algumas pessoas que possam ajudar a disseminar a ideia e escolher o conteúdo a ser divulgado.
Uma assembleia específica para o assunto também é uma ideia muito válida! Cabe ao síndico organizar informações e dados sobre os hábitos do condomínio. É fácil: qual é o volume da coleta seletiva? Do descarte correto do lixo? O condomínio dispõe do descarte de medicamentos, pilhas e lixo eletrônico? As unidades aproveitam a luz natural? Nessa reunião, mesmo que em tom mais informal, já podem ser discutidos projetos e ideias para transformar o condomínio em um edifício mais sustentável. Vale uma pesquisa minuciosa sobre as vantagens do condomínio verde a médio e longo prazo, inclusive os benefícios econômicos.
Compartilhadas, as ideias e opiniões dos moradores podem determinar quais são as necessidades e prioridades dos condomínios. Obras e reparos devem compor um cronograma de execução. As medidas para tornar o condomínio mais verde podem começar desde a troca de torneiras nas áreas comuns, gramar a calçada...
Segundo as dicas de Rose Marie Inojosa, coordenadora da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Uma-Paz), de São Paulo, são outras ideias para um condomínio mais verde:
- Implante o processo de coleta seletiva de lixo;
- Construa cisternas para a captação e o aproveitamento da água de chuva;
- Ajardine a calçada e os terraços para aumentar a área permeável;
- Instale placas de energia solar para aquecer a água do chuveiro;
- Troque as torneiras por modelos com temporizador, que gastam menos água;
- Varra calçada e pátio no lugar de lavá-los;
- Troque a churrasqueira por uma à base de gás natural, que não libera fuligem;
- Instale medidores individuais de gás e água para incentivar a redução do consumo;
- Coloque luzes com sensores de presença nas áreas comuns;
- Crie pomar e herbário.
Fonte: Sindicond