Segurança em condomínios: A união faz a força!

Não é incomum depararmos com notícias sobre roubos em Condomínios, os criminosos estão cada vez mais empenhados em burlar a segurança. São vários os alvos que atraem a atenção, desde objetos de valor, bens comuns do condomínio e até sequestros.
Por isso, a necessidade da colaboração dos síndicos, moradores e funcionários na prevenção dessas situações. É necessário que todos se responsabilizem por essa tarefa a fim de manter a segurança e tranquilidade de todos.

• Síndicos/Síndicas:
Ao assumir este cargo, o Síndico deve ter conhecimento de suas responsabilidades, inclusive judiciais.
Além de procurar manter os moradores cientes sobre seus direitos e deveres, deve ater-se a responsabilidade das contratações de funcionários. Neste quesito, o Síndico deve ser rigoroso na seleção deste profissional a fim de que faça uma contratação segura, trazendo tranquilidade e segurança ao condomínio.
Evite a rotatividade de funcionários, uma vez que este passa a conhecer toda a rotina do Condomínio, podendo fornecer informações a desconhecidos gerando insegurança.

• Funcionários:
Após a contratação, moradores e Síndicos confiam que estão seguros, esperando que o contratado exerça a função com ética e cordialidade. É muito importante que a comunicação entre funcionários seja clara e efetiva, sempre cumprindo o protocolo de segurança e bem estar que deve constar na convenção do condomínio, jamais deve fornecer informações sobre a rotina do condomínio a pessoas que não estão ligadas a ele.

• Moradores:
Assim como o síndico e funcionários, os moradores têm a mesma parcela de responsabilidade na segurança e harmonia do Condomínio.
Se os moradores não seguirem as normas, nada tem efeito todo trabalho dos funcionários e Síndico, podendo levar a falhas na segurança.
É necessário que os moradores participem das assembleias, procurem saber seus direitos e deveres.
O respeito e ética é esperado pelos moradores em relação ao síndico e funcionários, de forma que todos são iguais e possuem o mesmo objetivo de garantir a segurança e bem estar de todos!

Fonte: Sindicond.

© 2025 – SINDICON – Todos os direitos reservados