Dicas e orientações de segurança para o porteiro

Muitas são as medidas que devem ser adotadas pelo porteiro ao cumprir suas funções no Condomínio. Separamos aqui 5 dicas que podem facilitar e melhorar a eficácia desse trabalho. Confira!

  1. Atenção aos movimentos externos.

O ambiente interno deve ser prioridade, mas o porteiro também deve estar sempre atento, na medida do possível, às movimentações nas áreas externas.

Isso porque é possível verificar com mais facilidade se há a presença de pessoas com ações suspeitas e que podem comprometer a segurança do Condomínio.

  1. O porteiro não deve passar informações a desconhecidos.

É comum (e até mesmo necessário) que o porteiro saiba em quais horários moradores costumam sair e retornar.

Porém, estas são informações que dizem respeito somente a quem vive ou trabalha no Condomínio, e nunca devem ser repassadas a desconhecidos.

  1. Portão aberto somente com autorização.

Regra básica em qualquer Condomínio, mas, acredite ou não, facilmente pode ser quebrada: o portão deve ser aberto somente após autorização do morador. E isso inclui pessoas já conhecidas.

  1. Entregadores não entram no Condomínio.

Entregadores circulando livremente no Condomínio podem representar perigo para a segurança local.

Assim, a recomendação é que os próprios moradores devem buscar suas encomendas, ou a entrega pode ser feita por um funcionário interno.

  1. Não guarde chaves e outros objetos pessoais de moradores.

Ainda que haja proximidade e confiança, o porteiro jamais deve guardar chaves ou outros objetos pessoais dos moradores, sendo evitados riscos de perca ou furtos por terceiros.

Fonte: g1.globo.com

© 2025 – SINDICON – Todos os direitos reservados