Outubro Rosa torna-se um movimento internacional de conscientização de câncer de mama, que atinge uma porcentagem significativa de mulheres a cada ano. Durante esse mês existem vários eventos relacionados ao tema como objetivo de orientar quanto as medidas preventivas dessa doença.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras. (BVS, Ministério da Saúde, 2020).
Hoje em dia, o câncer de mama não é mais uma sentença para quem é diagnosticado. A taxa de cura é cada vez maior e o paciente diagnosticado pode viver tranquilamente a sua rotina com bem-estar e qualidade de vida.
Diante disso, diversas instituições abordam este tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames, pois o diagnóstico precoce aumenta significantemente as chances de cura, sendo que 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.
Por isso é importante promover em seu condomínio, nesse mês, ações voltadas ao assunto com conscientização e medidas preventivas, através de campanhas com profissionais da área de saúde e palestrantes, parceria das unidades básicas de saúdes (UBS) de sua região, onde tem os profissionais qualificados e preparados para abordar os temas aos moradores e funcionários.
Veja alguns tipos de ações que podem ser feitas no seu condomínio:
- *Convidar moradores da área da saúde para conversar e orientar sobre este tema;
- *Promover ações solidárias (arrecadação de alimentos, roupas);
- *Arrecadar lenços, para doação nos Institutos voltados ao câncer;
- *Se possível, elaborar material para a Prevenção e cuidados com a saúde da mulher;
- *Organizar ciclos de Palestras
- *Convidar outros Condomínios para participar destas ações;
- *Iluminar o condomínio com o tema da Campanha;
- *Conversar com o Posto de Saúde ou entidades ligadas à saúde da comunidade local, para participar em conjunto desta campanha.
- *Fazer a divulgação da campanha, seja ela por canais de comunicação digital, mural de avisos, recados em elevadores, envio de e-mails ou até mesmo com um anexo no boleto da fatura mensal do condomínio;
- *Divulgar um balanço, com números e informações relevantes ao término de cada campanha.
FAÇA A SUA PARTE, SEJA SOLIDÁRIO!