VIDA EM CONDOMÍNIO: DICAS PODEM FAZER A DIFERENÇA

 Algumas atitudes podem fazer muita diferença, atitudes que melhoram a funcionalidade dos condomínios, economia nas despesas, acessibilidade, sempre resultando na valorização do imóvel.Tudo parte do conceito que o condomínio é responsabilidade de todos, o síndico como representante pode aumentar ou diminuir o valor deste patrimônio.

É importante que o síndico procure saber das necessidades dos moradores e suas ideias de melhorias para em seguida apresentá-las em assembleias e discutir quais são as melhores opções e se são viáveis.

Seguem algumas sugestões:

- Espaços vazios/ abandonados

Tanto em áreas internas quanto externas, acabam tendo algum cantinho que é inutilizado ou aquela sala de jogos pouquíssimo frequentada ( quase abandonada). Naquela área externa, pode se fazer uma pequena horta comunitária, tanto vertical, quanto horizontal, dependendo do espaço, existem vários modelos para seguir.

No salão de jogos,aproveite a época de férias da garotada para promover recreações, campeonatos, exposição de artes confeccionadas pelas crianças, confraternização entre os moradores e até mesmo transformar em cantinhos de leitura , numa pequena e confortável biblioteca. São várias as opções disponíveis.

- Lixo e Materiais Recicláveis

Não é a primeira vez que abordamos esse assunto. É muito importante o trabalho de conscientização dos moradores. Separar o lixo reciclado é uma ação ambiental e social, pois muitas cooperativas, catadores de recicláveis se beneficiam da coleta e ainda ajuda a diminuir o lixo que iria direto para os aterros já superlotados.

Existem cursos sobre reciclagem que além de orientar como separar o material reciclado, ensinam a transformar até o lixo úmido em adubos, que podem ser revertidos para a hortinha comunitária, citada acima.

-Acessibilidade

Viver em condomínio é pensar no bem estar de todos os moradores, por isso repensar a acessibilidade é muito importante. Para condomínios que possuem muitas crianças, idosos e pessoas com capacidades reduzidas, torná-lo funcional e acessível vai além das obrigações por lei, a acessibilidade permite que todos sejam incluídos nas atividades e possam desfrutar de uma excelente qualidade de vida.

-Prestação de Contas

Com o final do ano é interessante o síndico manter os moradores cientes das despesas do ano. A prestação de contas, além de ajudar a manter as finanças em ordem é sinal de transparência na gestão.

E você, o que tem feito para a melhoria da qualidade de vida no seu condomínio?

Fonte: SINDICOND-SP